Notícias

23/02/18 - A importância da terceirização na operação logística

 

Neste artigo abaixo, Vitor Santos, gerente logístico da Ícone, empresa do Grupo Classic, explica sobre a importância da terceirização na logística! Confira.

Por Vitor Santos, 

Em um cenário de alto grau de concorrência, os maiores objetivos das empresas são, sem dúvidas, a redução de custos e o aumento da satisfação dos clientes.

Porém, satisfazê-los não tem sido tarefa tão fácil para as empresas, uma vez que os clientes atuais apresentam um perfil diferente do passado. Antes, se um comprador quisesse um produto, teria que ir até à loja. Hoje, se a loja quiser vender um produto, ela deve ir até o cliente.

Visando as melhorias dos processos de redução de custos e principalmente a satisfação do cliente, a terceirização da logística tem sido uma solução assertiva aplicada por muitas empresas.

No passado, “terceirizar” tinha como propósito apenas a redução de custos, hoje, o processo apresenta outras vantagens:

  • Manter foco no negócio principal (core business).
  • Aumentar a flexibilidade do processo logístico.
  • Aumentar a cobertura geográfica.
  • Ingressar em canais e mercados não familiares ou ainda não conquistados.
  • Substituir área de armazenagem por área de produção.
  • Melhorar o atendimento ao cliente.

Desta forma, a terceirização desvia a empresa contratante dos investimentos em recrutamento e treinamento de pessoal, dos gastos para a aquisição e manutenção dos ativos e sistemas, além da gestão de tudo isso. Também dá acesso imediato à experiência diversificada, a um contingente de profissionais selecionados e integrados, à sistemas maduros e igualmente integrados e as melhores práticas de mercado.

O operador logístico escolhido deve ser capaz de se integrar ao processo de negócios do contratante e a executar sua parte, em sintonia com o conteúdo, velocidade e flexibilidade dele. Deve entender ainda a estrutura funcional e o funcionamento do negócio e do mercado servido pelo seu cliente.

É importante também ter porte e experiência suficientes à altura do serviço a ser executado. Além do cumprimento de algumas características cruciais ao bom desempenho:

- Flexibilidade

- Confiabilidade

- Foco no Cliente

- Processos bem definidos

- Controle

- Gestão por indicadores

 

Veja também

Carreira

O Grupo Classic apresenta oportunidades nas mais diversas áreas. Conheça nossas vagas disponíveis.

» Veja mais

Empresas do Grupo

O Grupo Classic é formado por cinco empresas: Serenata, Michael Instrumentos Musicais, Vogga Instrumentos Musicais, SXA Áudio, Ícone Logística e Log Importação, que, ao todo, somam mais de 45 anos de história.

» Veja mais